Cuide-se: roer unhas, nunca mais!

Onicofagia é o nome dado ao vício ou mania de roer unhas. Você tem esse vício? Quer parar? Confira as dicas e saiba por que esse hábito não é nem um pouco saudável.

Eu não sei de vocês, mas eu, quando criança (e até a adolescência) tinha o hábito de roer as unhas. E roía com uma vontaaade haha. Hoje em dia não me imagino mais fazendo isso, mesmo porque, tenho nojo e acho feio unhas roídas. Ter unhas curtas e saudável é uma coisa, ter as unhas curtas por causa da onicofagia, é outra coisa! Além de ser esteticamente feio, não é saudável. Só pelo fato de estar levando a mão à boca, você estará abrindo caminho para bactérias, podendo ser o início de alguma doença bucal ou estomacal.

As causas para começar com esse péssimo hábito pode ser estresse, ansiedade, preocupação, nervosismo, tédio entre outros. Esse hábito, que parece ser simples de deixar, pode muitas vezes deixar a pessoa compulsiva, chegando a roer não só a unha, como a pele ao redor e a cutícula. Com a pele rompida, fica mais suscetível à doenças.

AI AI AI, BRITNEY!

A verdade é que para parar de roer a unha basta querer e ter força de vontade! Isso é a mesma coisa que os fumantes e viciados em outras drogas ouvem, e é a mais pura verdade!

Para auxiliar as crianças a parar com esse hábito, os pais precisam estar sempre monitorando, pois crianças não tem a consciência que faz mal. Pode começar numa mania, e acabar num vício, então mamães…hora de ajudar os pequenos! Chame a atenção na hora que a criança colocar a mão na boca; substitua a mão na boca por uma fruta; a distraia conversando com ela; dê trabalhos manuais à criança; e se for uma menina vaidosa, pintar as unhas dela pode ser uma boa opção para estimular a beleza de unhas bem cuidadas (lembrando que existem esmaltes específicos para crianças).

Os adultos podem usar as mesmas dicas para as crianças. Assim que perceber que está com a mão na boca, tente se distrair com outra coisa; faça algum trabalho manual; substitua a mão na boca por alguma fruta ou doce. Se ainda sim não conseguir, pode optar por meios alternativos. Imagino que todo mundo já ouviu falar – ou já usou – aquele esmalte com gosto horrível. Você passa ele em todas as unhas normalmente como se fosse base. Ele tem um gosto amargo que te repele na hora em que levar a mão na boca. Outra dica é aparar as unhas com frequência para não ter aquelas pontinhas que dão mais vontade ainda de arrancar com o dente. Unhas de porcelana também são úteis e auxiliam no tratamento!

Lembrando que esse post foi só pra alertar e dar algumas dicas. Em casos extremos, o melhor é procurar um médico, ok?

Cuide-se!

Beijos!

8 pensamentos sobre “Cuide-se: roer unhas, nunca mais!

  1. Camilooovis, estou a um mês sem comer as unhas. Esta sendo muito difícil mas estou conseguindo mesmo a unha estando fraquinha e quebrando constantemente! Troco o esmalte a cada 4 dias não deixando ele ficar feio nem sair me da aflição…Beijão adorei seu blog

  2. eu sempre q fico com raiva ou estressada sinto vontade de roer a unha , jah tentei para de roer bem umas 4 vezes só q sempre q brigo com meu namorado sinto vontade de roer , agora decidi parar de vez de roer , pinto as unhas td semana e sempre q sinto vontade de roer as unhas prefiro tirar o esmalte sóh pra distraair .
    as vezes fico muito ansiosa e mim dar uma louca vontade de roer mais mim controlo e termino naum roendo , ,minhas unhas ainda tão fracas mais naum qbram , e jah vaai fazer um mes q pare de roer .
    esperoo q eu consiga vemcer essa mania feiaa (yn)
    pra mim poder para de roer as unhas eu sempre via fotos de unhas pq acho lindo unhas grandes e tbm sempre vejo minha prima fazendo desenhos na dela , isso q mim faz ter força de vontade e parar de roer unha .

    a dica q eu dou pra qm roi unha ér q pinte a unha direto , veja as unhas de modelos e pesquise nem q seja no google unhas decoradas aparece cada unha linda q faz a pessoas perceber o qnto unhas roidas ér feias e acima de tudo pracisa ter força de vontade …
    boua sorte a todas q decidirem para de roer a unha , voc’s conseguem ((:

Deixe um comentário

