Sobre as celulites…

Celulite, palavra que causa tristeza nas mulheres. Mas não é pra menos! Aqueles furinhos que aparecem na perna, culote e bumbum, não são fáceis de  eliminar. Celulites são gorduras que se formam na camada da pele chamada hipoderma. Se você já tem uma pré-disposição genética pra isso, deve ficar mais atenta.

Não vou ser hipócrita e, antes de continuar o post, dou minha tapa a cara e digo: tenho celulite, sou sedentária e não tenho alimentação exemplar.

Ok, continuemos.

Acho que todos nós sabemos que a combinação perfeita para evitar a celulite é : exercícios físicos + alimentação balanceada. E alimentação balanceada não é dieta, gente! Ter uma alimentação balanceada é comer de 3 em 3 horas com nutrientes que seu corpo precisa. Exercícios físicos não é correr a São Silvestre todo dia e sim, se exercitar durante a semana seja nadando, correndo, malhando, lutando, andando de bicicleta.

Como prevenir a celulite levando em consideração a alimentação?

Beber bastante água: O correto é ingerirmos pelo menos 2 litros de água por dia para eliminarmos toxinas do organismo.

Alimentos ricos em fibras vegetais: Frutas, verduras e legumes são ricos em  fibras vegetais que são mais úmidas e que facilitam a movimentação no intestino e em consequência, a eliminação.

Diminua o consumo de sal: o sódio não está presente somente no sal de cozinha, ele também é encontrado nas comida congeladas e produtos embutidos. O sal grosso é uma boa opção pois este além de conter dezenas de minerais, ele proporciona mais sabor usando uma quantia menor.

Maçã: possui pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas. Além disso, a pectina forma um tipo de gel no estômago que dificulta a absorção de glicose e gorduras.

Folhas verde-escuras: fontes de clorofila, as couves e brócolis são exemplos. Elas melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Castanha do Pará: assim como a clorofila nas verduras e legumes, a castanha contém selênio, que age da mesma forma, como um antioxidante que age contra o envelhecimento das células.

Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais, favorecendo a digestão de açúcar e o funcionamento do intestino.

Como prevenir a celulite fazendo exercício físico?

Exercícios aeróbicos queimam reservas de gordura no corpo e por isso são ótimos para evitar as celulites e até diminuir em quem já tem. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensam – inclusive eu pensava – a musculação, que é um exercício anaeróbico, também ajuda a combater a celulite. Segundo a Personal Trainer Thaimê Santos, a musculação além de esculpir o corpo, faz com que as gorduras como a celulite, sejam substituídas por massa magra, e consequentemente os furinhos diminuem.

O ideal é associar o exercício aeróbico com o anaeróbico: faça primeiro a musculação, pois nessa hora seu corpo estará queimando o que você comeu anteriormente. “No momento em que se está fazendo musculação, seu corpo está queimando os carboidratos (energia) primeiro para depois queimar o estoque de lipídios (gorduras). E é aí que entra o exercício aeróbico – como a corrida, bicicleta, caminhada etc.”, diz Thaimê Santos.

Apesar do post ter ficado longo, espero que tenha ficado gostoso de ler e fácil de entender 😉 Já deu pra entender que a melhor prevenção é associar a alimentação balanceada – regrada em carboidratos, fibras e vitaminas – com exercícios anaeróbicos (como a musculação) e aeróbicos (como a corrida, caminhada etc).

Ah, a Thaimê Santos, que é uma amiga minha, é Personal Trainer no CH Studio Personal & Wellness aqui de Pirassununga. Mê, obrigada pela ajuda =)

Beeijos, Pitanguetes!

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