Receita especial: Bolo Pudim de Chocolate

Bolo Pudim de ChocolateOláááá pessoas!

Fazia tempo que eu não postava receitas, mas dessa vez vou me redimir com a sobremesa mais deliciosa!

Eu vi essa receita acho que foi ano passado no Mais Você e, se eu não tivesse visto a Ana Maria Braga fazendo ao vivo, eu não iria acreditar que daria certo! Vocês vão entender o por quê!

Pela foto ele pode não parecer apetitoso, mas acreditem…é delicioso! E acompanha super bem com uma bola de sorvete de creme. Quer coisa melhor que bolo de chocolate com sorvete?

Acho que é uma receita que combina muito bem com sobremesa pós almoço em família. Eu fiz na Páscoa desse ano e o povo adorou. Acho que cai muito bem no almoço de Natal.

INGREDIENTES DA MASSA:

– 2 copos de trigo

– 4 colheres de sopa de Cacau em Pó (gente, é cacau mesmo e não achocolatado e nem chocolate em pó do padre)

– 2 colheres de sopa de fermento

– 1/2 colher de sobremesa de sal

– 1 copo e 1/2 de açúcar

– 1 copo de leite na temperatura ambiente

– 6 colheres de sopa de óleo

– 1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

INGREDIENTES DA FAROFA:

– 1 copo de açúcar mascavo

– 1 copo de açúcar

– 1/2 copo de cacau em pó

– 3 copos de água fervente

MODO DE FAZER:

Para fazer a massa, adicione numa tigela: 2 copos de trigo, 4 colheres de Cacau em Pó, 2 colheres de fermento, 1/2 colher de sal, 1 copo e meio de açúcar. Misture bem:

DSC02277Agora você vai colocar os ingredientes líquidos: 1 copo de leite na temperatura ambiente (se você, assim como eu, esqueceu de tirar o leite da geladeira antes, coloque alguns segundos no microondas para deixá-lo na temperatura ambiente), 6 colheres de sopa de óleo e 1 colher de essência de baunilha. Misture bem até ficar homogêneo:

DSC02278

Num refratário retangular, untado com manteiga, despeje a massa e reserve:

bolo pudim2

Para fazer a “farofa” que vai em cima, misture em uma tigela: 1 copo de açúcar mascavo, 1 copo de açúcar, 1/2 copo de cacau em pó. A quantidade de açúcar mascavo é exatamente um copo (desses de requeijão) preenchido com o açúcar. Como o açúcar mascavo é mais grosso que o açúcar refinado, você tem que pressioná-lo no copo para dar a quantidade certa. Assim:

DSC02282Somente o açúcar mascavo

DSC02284Açúcar mascavo + açúcar refinado + cacau em pó

Bom, misturada toda a farofa, agora você joga por cima da massa:

DSC02285

Agora vem a parte mais bizarra. Gente, se eu só tivesse lido essa receita, sem ver realmente, eu não acreditaria que iria dar certo. Sabe aqueles 3 copos de água fervente? Então, você vai jogar por cima de tudo isso aí! Eu juro pra você que não vai estragar hahaha.

Mas não é só jogar água por cima. Isso ter que ser feito com o auxílio de uma colher. Pois, se você jogar a água em cima, direto da jarra, não vai dar certo, pois vai formar um buraco no meio. O que precisa ser feito, é jogar água por toda a extensão da massa. Com uma mão você segura a colher, com a outra a jarra de água.

DSC02287

DSC02291

Se você quiser ele com bastante calda, você pode colocar toda a água; se preferir com menos calda, não utilize toda a água. Se perceber que a água não está mais cabendo, passe uma colher pelas laterais empurrando um pouco a massa pra baixo. O resultado é esse:

DSC02290

Ah, uma dica que eu descobri por experiência própria: se o seu refratário for pequeno como o meu, coloque-o dentro de uma forma de alumínio, pois quando o bolo começa a crescer, ele borbulha e cai tudo dentro do seu forno querido. E pode acreditar, é muuuuuito chato de limpar chocolate queimado dentro do forno! Se você não tem certeza que seu refratário é grande o suficiente, coloque a forma embaixo por precaução.

Ok, vamos seguir.

Leve a forma ao forno pré-aquecido 180ºC por 45 minutos ou até que a massa solte das bordas do refratário. Deixe esfriar por 30 minutos e não fique fuçando o bolo, tá bee?hahaha O líquido tem que dar uma secada, mas não vai secar totalmente.

Dica: sorvete de creme é um ótimo acompanhamento!

BOM APETITE!

Beeijos e bom domingo!

E aí, já está participando do Sorteio de Fim de Ano aqui do blog?
Clique no link e se inscreva: https://pitangadoce.wordpress.com/2012/12/11/sorteio-de-fim-de-ano/

Deixe um comentário

