Estilo: ou você tem, ou você… treina, oras!

art-clothes-drawing-fashion-illustration-Favim_com-208651
People, I’m back! Pois é, sumi, trabalhando que nem louca, sem tempo pra respirar e quase enlouquecendo mas, ufa, eu voltei, agora pra ficaaaarrrr, porque aqui, aqui é meu lugaaaarrrr…

Pois é, adoraria conseguir participar mais com vocês, mas a vida tá crazy! Mas  já que eu voltei, em vez de falar da minha vida, vamos retomar nosso papo sobre estilo???

Então, como vocês sabem, eu trabalho com moda. E como vocês podem imaginar, é importante pra quem trabalha nesse meio estar sempre “apresentável”, já que nesse caso a roupa funciona como um “cartão de visitas”, vitrine do meu próprio trabalho, e dificilmente alguém vai confiar numa produtora de moda que não consegue nem se vestir de uma maneira bacana, né? O que vocês talvez não saibam é que trabalhar com moda nem sempre é sinônimo de bom salário… Pois é, no meu caso é sinônimo de cachês bem dos mixurucas na verdade. Mas então, com pouca grana, como é que faz pra se vestir bem? Me diz? Me conta? Me ensina?

Quando o papo é esse sempre ouço das amigas o seguinte: ah, mas você é estilosa, pra você é mais fácil, você sabe se vestir! Eu não tenho essas suas idéias…

Se isso é verdade? Provavelmente.  Se elas precisam aceitar essa verdade absoluta, sentar, chorar e se conformar, afinal ou você tem estilo ou não? Jamais!!!!!!

Ao contrário do que muita gente pensa, estilo não é necessariamente um “dom” que nasce com a gente. Tsc tsc tsc! É possível (e bem mais fácil e natural do que se imagina) desenvolvê-lo com um pouquinho de paciência, uma boa dose de interesse e muita, muita diversão!!!  Quer ver como? Separei  4 diquinhas básicas pra você começar a praticar djá! Vem comigo!

1-      Exercite seu olhar

Lembra quando sua professora de português dizia que o melhor jeito de escrever bem era lendo bastante? Aqui a regra é a mesma! Quanto mais imagens de moda você vê, maior o seu repertório e mais idéias você tem na hora de montar seus looks. E material pra isso não falta, né? Além das várias revistas de moda disponíveis no mercado e dos desfiles de cada temporada, a internet tem um monte de sites de street style (meus favoritos, já que mostram looks da vida real, e não só o “conceitual” de muitas revistas) pra gente se deliciar!

Mas essas não são as únicas fontes de “inspiração” não. Ligue suas anteninhas detectoras e fique atenta a tudo: a vitrine da loja que você ama, a amiga fashionista, aquela sua tia chiquérrima que tá sempre elegante, a it girl da novela… As boas idéias estão por toda parte, é só reparar! (Amo observar as roupas das senhorinhas pelas ruas, elas são mestras em sobreposições e peças antiguinhas, que ninguém tem igual!E os tricôs? Meu coração até acelera! Estiiiiiiiiiiilo!!!!)

Magazines 002

2-      Eleja uma (ou várias) musa inspiradora

Escolha uma celebridade que tenha a ver com você, que você curta o estilo e que se identifique e google nela! Pode parecer besteira, mas essa dica, além de, como a primeira, aumentar o repertório de idéias, também serve pra dar uma segurança a mais na hora de experimentar looks diferentes do que você costuma usar.  O Instagram também ajuda super, já que não traz só imagens produzidas e mostra um pouco mais do dia a dia da musa em questão, como o look que ela escolhe pra ir ao parque andar de bike ou comprar um pão na padaria da esquina.

O que eu acho mais bacana dessa pesquisa é descobrir que aquela über model  tem peças bem parecidas com as que você tem aí, dentro do seu armário! Calça skinny? Jaqueta de couro? Botinha sem salto? Camisa xadrez? Dá uma olhada lá e depois me conta se não é verdade?

P.S: Eu já tenho minha musa absoluta e costumo fazer minhas buscas assim “fulana fashion style” ou “fulana street style”, e vou salvando as imagens que mais gosto. Quando pinta aquela crise do “não tenho roupa” entro nessa pastinha, dou uma olhada e saio cheia de idéias! (Num próximo post apresento ela pra vocês e explico por que ela é minha musa maior, eu juro!).

devil

3-      Treine em frente ao espelho

Pronto. Depois de ver 457 mil imagens bacanas tá na hora de colocar em prática as idéias mirabolantes que surgiram nessa cabecinha, né? Aposto como você (e a torcida do Corinthians) tem no guarda-roupa pelo menos uma blusa X que você só consegue combinar com a calça Y, não tem? Bora virar esse jogo?

Escolha um momento tranquilo e explore seu guarda-roupa. Escolha as peças que mais ama, ou as que tem mais dificuldade pra usar (ou todas elas se você tiver tempo e paciência disponíveis, por que não?) e tente montar pelo menos 3 ou 4 variações com cada uma. Mas olha lá, não vale só ir mudando a calça jeans, hein? A idéia é conseguir propostas diferentes com cada variação. Experimentar a mesma camisa com calça, saia, shorts, vestido, por cima da regata e por baixo da camiseta… E não desanime se não estiver fluindo no começo, é tudo uma questão de prática! Quanto mais você fizer, mais fácil vai ficando! Sabe aquele vestido que você ama o decote, mas acha que está muito curto? Já tentou vestir uma outra saia mais comportada por cima? Experimenta!

Uma boa idéia é ir fotografando os looks que mais gostar e guardar numa pastinha, ou mesmo pendurar na porta do armário, pra facilitar na hora da pressa pra se vestir.

Vai por mim, esse exercício é o verdadeiro milagre da multiplicação do closet!!!!

saiacinturaalta

4-      Invista no poder dos acessórios

Que os acessórios são transformadores em potencial todo mundo já ouviu falar, né? Então vamos investir neles, que em geral custam menos do que as roupas e fazem milagre no visual!

A proposta é a mesma da dica 3, mas agora, em vez de ir mudando a roupa, a idéia é usar a mesma roupa como base (que pode ser, de início, a boa e velha dupla jeans e camiseta branca) e ir transformando o look com os acessórios. E nada de ficar no combo sapato+bolsa+biju, tá? Vamos exercer a criatividade e lançar mão de tudo o que temos direito: lenços, echarpes, cachecóis, cintos, chapéus, bonés, broches, meias, óculos… Vale o que quiser, vale o que vier, vale tudo!

acessórios 2

Bem, por hoje é só, pessoal! Claro que ainda tem muita, mas muuuuuita figurinha pra gente trocar, mas acho que esse é um bom começo pra abrir um pouco mais a cabeça e sair da zona de conforto, né? Então, enquanto eu não volto, que tal você começar a colocar em prática essas  dicas básicas, hein? Vai, não te custa, abre mais uma aba na internet e dá uma xeretada, você já tá aqui mesmo!

Ah, e me contem tudo, por favor! Vou adorar saber o que estão achando! Dúvidas, críticas, sugestões… tudo super bem vindo! Fala comigo, vai…

por Julia Moro

4 pensamentos sobre “Estilo: ou você tem, ou você… treina, oras!

  1. isso de tirar fotos eu faço as vezes, tipo dois dias antes de uma festa, pego as opçoes e tiro fotos pra pensar melhor hahaha mas amei a dica de colocar as fotos no armario mesmo, fica bem mais facil =)

Deixe um comentário

