Bem esfumadinho…

Antes de ter o blog, eu era uma leiga em maquiagem.
Não sabia bulhufas, tanto é que eu mal me maquiava. Usar sombra então? Nem pensar…

Hoje em dia, por causa do blog, eu tenho mais conhecimento e, mesmo não sendo uma expert na maquiagem, tenho certeza que agora me maquio melhor que há 1 ano. Eu particularmente gosto de usar sombra quando sai a noite. Poucas vezes uso de dia e, quando uso, tento fazer bem sutil.

Um dos segredos para a make dos olhos ficarem bem bonitas é esfumar bem as sombras.
Tem gente que gosta de maquiagem bem marcada nos olhos, tipo, o famoso olho preto que combina com tudo e que eu adoro também. Mas mesmo se você quer que seu olho seja destaque com a sombra preta, esfumá-la deixa o acabamento bem mais profissional e bonito.

Na realidade, um belo esfumado não tem muitos segredos, mas precisa de prática – como quase tudo na maquiagem.
E para praticar, o essencial é ter um pincel para esfumar. São aqueles pincéis mais fofinhos, geralmente com o formato mais arrendondado.
O tamanho é você quem escolhe: quem tem pouco espaço entre o olho e a sobrancelha, precisa optar por pincéis menores; quem um espaço bem maior, pode usar um pincel maior.

pinceis de esfumar

Passo a passo para um olho bem esfumadinho…

– Preto e marrom vai bem com quase tudo, não é mesmo? Na maquiagem não é diferente.
Use a sombra colorida de sua preferência na pálpebra móvel e, no côncavo, use o marrom para esfumar. A sombra marrom tem que fazer aquela “ponte” entre a sombra da pálpebra e a cor da sua pele, por isso é importante esfumá-la bem.

foto122Glau Arruda | www.glaumaquiagem.com.br

– Para a noite, use a sombra preta no canto externo do olho e claro, esfume bem com a sombra marrom que usou no côncavo.

bruna2Bruna Tavares | www.pausaparafeminices.com

– O segredo para esfumar bem a sombra é não pesar muito a mão na hora de usar o pincel de esfumar.
Se você apertar muito o pincel, vai acabar tirando a sombra que passou; e se fizer muito leve, não vai esfumar nada! Parece complicado, mas como eu disse, é treino. O movimento que deve fazer para esfumar no côncavo é de vai e vem.

– Quer fazer uma make em degradê? Então esfume bem entre as cores usadas.

makeup-lime-crime-aquataeniaBruna Tavares | www.pausaparafeminices.com

– Outra coisa que eu acho importante e que eu descobri enquanto me maquiava, é tirar o excesso da sombra do pincel de esfumar. Enquanto você vai esfumando, vá limpando o pincel em um papel seco, só para retirar o excesso. Se você parar pra pensar, enquanto você esfuma, a sombra vai se depositando no pincel e se você não limpar, vai continuar aplicando a mesma sombra que na verdade você queria “tirar”. Deu pra entender?

– Sombra marrom no côncavo não é regra. Pode sim usar outra cor no côncavo para marcá-lo. Sombra azul na pálpebra móvel vai bem com um roxinho opaco marcando o côncavo. Ou ainda, se nem quiser marcar o côncavo, é só usar uma sombra do mesmo tom que foi usado na pálpebra, porém mais clara, para fazer o degradê.

foto113Glau Arruda | www.glaumaquiagem.com.br

Espero que as dicas tenham ajudado.
Não sei se faltou falar de algum detalhe, mas se tu lembrar e quiser deixar nos comentários, eu agradeço!

Ah, e pra quem não tem pasta de Inspirações de Makes no computador, trate logo de fazer uma pois ajuda muito na hora de se maquiar. Já guarde essas fotos aí de cima e, se não conhecia a Bruna e a Glau, aproveitem pra dar uma passada no blog delas, pois são duas blogueiras super inspiradoras na maquiagem. Vale a pena!

Beijos!

5 pensamentos sobre “Bem esfumadinho…

  1. Adorei o post!
    Eu tenho esse pincel de esfumar da Macrilan, acho ele incrível, esfuma super bem, não troco por nenhum… adorei as fotos, as makes da Bruna Tavares são perfeitas *-* Só uma coisa que eu acho fundamental é que o esfumado do côncavo seja marrom, isso é uma coisa que eu aprendi com a Alice Salazar… o marrom é o tom perfeito de transição de uma sombra qualquer para o tom da pele, seja a pele clara ou escura, afinal o marrom é a cor da nossa pele, só que mais escura, como se fosse uma variação dela, então o marrom é o tom ideal pra esfumar, sempre! Mas bom, isso é minha opinião, nas minhas makes eu prefiro usar sempre o marrom e dá certo! O preto no cantinho externo tb fica perfeito!

    Beijos

    • Ju, eu tô atrás desse pincel da Macrilan mas não acho aqui :/
      Eu também aprendi com a Alice sobre o côncavo marrom e uso em praticamente todas as minha makes, mas as vezes fica legal fazer um côncavo colorido, como na foto da Glau. É questão de gosto, eu também prefiro marrom.

      Beijos

      • Verdade…
        E outra coisa que eu nunca tinha me ligado de fazer, é ir limpando o pincel, fica bem melhor pra esfumar ao invés de ficar só espalhando a sombra, ótima dica!
        O pincel da Macrilan eu comprei pela Mais Vaidosa mesmo, e aqui onde eu moro só vi ele em lojas especializadas. Mas compra pq vale muito a pena e é super barato!

        Beijos

Deixe um comentário

