Como comprar no eBay e AliExpress

Quem me conhece e acompanha o blog, sabe que eu adoro comprar no eBay e no AliExpress. Vira e mexe fico na ansiedade do tio dos Correios chegar em casa com um pacotinho da China. Sempre que chega os produtos, posto no Instagram (@camilammoraes) e posteriormente faço post no blog com todos os dados do produto para instigar minhas leitoras (MUAhuahua).

E com isso, eu seeeempre recebo perguntas no Instagram, no blog, na fanpage e no meu perfil particular com dúvidas de onde eu comprei, como que faz pra comprar etc, etc, etc. Por isso, resolvi vencer a preguiça e preparar um post para vocês ensinando como comprar nesses sites e dando dicas!

[ Primeiro passo: se cadastrar! ]
Passo básico, não precisa de muito tempo e nem exige muito do nosso inglês hehe

registro ebay

registro ali

O site é todo em inglês, mas você pode colocar no idioma que quiser. Porém, tem sempre aquele problema de tradução ao pé da letra para o português que as vezes fica sem sentido. Aí fica a critério de cada um, mas quando quiser, pode mudar o idioma.

[ Busque o que te interessa ]
O campo de busca fica no mesmo lugar em ambos os sites. Você pode pesquisar por categoria específica ou geral.
Achou o que você queria? Agora vou te mostrar o que é interessante você ver na página do produto…

[ Informações sobre o produto ]
Como base, pesquisei “bolsas” no Ali e assinalei as informações mais relevantes (o esquema é o mesmo no eBay):

bolsa ali

– O preço geralmente é dado em dólares (mesmo que o produto seja da China). O valor é convertido quando a compra é efetuada no seu cartão. Mas para se ter uma ideia de quanto você vai pagar, é só ver o valor do dólar no dia e multiplicar.

– Outra coisa importante é o frete (shipping). Para produtos como maquiagem, bijus, roupas e acessórios geralmente o frete é grátis (free shipping). Mas vale ficar de olho nisso, pra poder adicionar o valor do frete na sua compra.

– A reputação do vendedor (feedback) é um dos itens mais importantes. Pra quem já comprou no Mercado Livre, é o mesmo esquema: vendedor com maior reputação, é mais confiável. Mais pro final da página, geralmente tem especificações do produto (tamanho, composição, dimensões etc) e comentários de pessoas que já compraram este produto – vale a pena dar uma olhada!

– Você pode também adicionar na lista de desejos para comprar depois, ou adicionar no carrinho enquanto procura outras coisas para comprar ao mesmo tempo.

[ Formas de pagamento ]
Bom, vamos ao que interessa, gastar as dilmetas. Aí você escolheu o que quer, e resolveu comprar mesmo. Vale lembrar que…
– No AliExpress não é aceito Paypal. Você pode pagar pelo MoneyBookers (é só se cadastrar no site deles) ou comprar diretamente com o seu cartão digitando os dados dele no site do Ali (eu sempre compro assim e nunca tive problemas). Obs: tem que ser cartão internacional! Agora o Ali também aceita compras por boleto.
– No eBay, as compras são efetuadas pelo PayPal (precisa ter cadastro no site).

[ Outras informações ]
– Muita gente tem dúvida do prazo de entrega. Depende muito de vendedor pra vendedor. Mas pegando como base minhas compras, demora no mínimo 3 semanas e no máximo 3 meses. Sim, demora muito. As vezes as compras nunca chegam, mas as minhas sempre chegaram (ufa!).

– Se você comprar, por exemplo, 1 item com 5 vendedores diferentes, fique ciente de que cada pacotinho pode chegar em um prazo diferente. Não é porque você comprou tudo do mesmo dia, que vão chegar todos juntos.

– Algumas compras tem código de rastreio (se não me engano, no Ali a maioria dos vendedores fornecem o código).

– O medo de todas: ser taxada! Dizem por aí que compras de até $50 ficam livre de taxas. Mas pra toda regra, há exceção, e você pode sim ser taxada em compras pequenas. Uma dica é pedir para o vendedor escrever “gift” na embalagem – alguns são bonzinhos e colocam mesmo. Se você for taxada, chegará uma carta na sua casa avisando dessa ótima notícia (só que não…) e para conseguir liberar seu produto da alfândega brasileira, você tem que pagar essa taxa. Eu sempre fiz compras com valores menores que $50 e nunca fui taxada! Obs: produtos eletroeletrônicos geralmente são taxados.

– Para comprar roupas, fique atenta às medidas. Chinesas e japonesas geralmente são baixinhas e magrinhas. Se você tiver o corpo nesse biotipo, beleza, dificilmente terá problemas em comprar roupas. Mas se você tiver quadril, busto e for alta, pode encontrar dificuldades em bater as suas medidas com as delas (essas medidas são fornecidas na página do produto). Por isso, sempre corremos o risco de chegar aqui e não servir.

– E minha última dica, é entrar em grupos do Facebook feitos justamente para compartilhar as compras feitas no Ali e eBay. Existe um grupo chamado Comprei no eBay, outro chamado Comprei no Ali, e também tem o Compras Online e Fast Fashions (abrange compras no Ali, eBay e em qualquer outra loja online) que foi feito pela Dai e a Mari do TPM Moderna. Você pode também procurar no Instagram pela hashtag #compreinoebay e #compreinoali, e também pesquisar nos blogs. Uma dica boa: salve o nome ou a página do vendedor que você viu que o produto é bacana e que chegou certinho, para compras futuras – pois aí você sabe que ele é confiável.

Bom, acho que as dúvidas são essas, né? Espero muito ter ajudado vocês e…SE JOGA NAS COMPRAS, Bee!
E se alguém tiver mais alguma dúvida, é só me mandar e-mail, comentário, sinal de fumaça…

Beijinhos!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Como comprar no eBay e AliExpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s